O Grupo Bahamas se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade, através de ações e iniciativas que fazem parte do cotidiano da empresa, nos mais diferentes aspectos. Um exemplo disso é o próprio Centro de Distribuição da Zona da Mata, na rodovia BR-040, estrategicamente planejado para reduzir o impacto das operações das lojas de Juiz de Fora e região. Isso porque as centenas de caminhões dos fornecedores entregam suas mercadorias em um mesmo local, fora do perímetro urbano, e isso reduz o tráfego de veículos pesados nas ruas da cidade. Assim, os estoques das lojas são renovados por meio de caminhões menores, em horários estrategicamente pensados para reduzir impactos no trânsito.

Confira abaixo alguns exemplos do compromisso do Grupo Bahamas com a sustentabilidade!

MATRIZ ENERGÉTICA

O Grupo Bahamas possui instalada uma usina de energia solar fotovoltaica em seu Centro de Distribuição da Zona da Mata para a geração limpa e renovável de energia elétrica. O investimento realizado, da ordem de R$ 3.275.000,00, no ano de 2021, compensa o consumo de cinco instalações do Grupo. 

A usina ocupa uma área de 5.371 m2 com potência total instalada de 1MWP (840 kW de Potência Total de Geração), gerando em média 110.000v kWh por mês, contribuindo com o aumento da disponibilidade de energia no sistema. 

Esta energia poderia abastecer aproximadamente 550 residências com consumo médio de 200 kWh por mês. É uma das maiores usinas de energia solar fotovoltaica em cobertura de edificação do país.

Além disso, o Grupo Bahamas tem as seguintes iniciativas:

  • Compra de energia incentivada no Mercado Livre para atender 56 instalações do Grupo;
  • Compra de energia de fontes solares fotovoltaica para 4 instalações do Grupo
  • Eficiência energética com a utilização de iluminação de Led nas filiais do Grupo.

EMISSÃO DE GASES

O Grupo Bahamas utiliza, desde 2015, o fluido refrigerante natural R744 (CO2) no sistema de congelados de suas lojas, contribuindo com Protocolo de Montreal que visa substituição dos HCFCs, até 2040.

O CO2 é um fluido refrigerante natural. Ele é retirado do meio ambiente e injetado no sistema. É considerado muito eficiente energeticamente quando aplicado em baixas temperaturas. O fluído refrigerante já é realidade em 27 lojas do Grupo Bahamas.

O Bahamas é a primeira rede de supermercados do Sudeste brasileiro a implantar a tecnologia de refrigeração que não agride a camada de ozônio. Na Loja Bahamas Express em Juiz de Fora (MG), por exemplo, são três máquinas para resfriamento de expositores de alimentos e bebidas utilizando o propano R-290 como fluido frigorífico. Além disso, o CO2 (R-744) – outra substância natural – passou a ser utilizado em expositores de congelados do supermercado.

INFRAESTRUTURA SUSTENTÁVEL

Pensando nas estruturas das lojas, O Grupo Bahamas promoveu obras que permitiram captar águas pluviais para reutilização na limpeza das lojas. Além disso, as lojas são equipadas telhas translúcidas, que ajudam na economia de energia. 

Por garantir que toda a gestão de infraestrutura sustentável ocorra de maneira adequada, o Grupo Bahamas foi, por 4 anos consecutivos, agraciado na categoria Empresa Sustentável no Troféu Nossa Gente –  AMIS que é o Oscar do Segmento Supermercadista, o objetivo desse troféu e reconhecer as empresas só setor que se destacaram em MG. 

EFLUENTES

Também é preocupação do Grupo Bahamas o manejo dos efluentes. As lojas são equipadas com sistemas de Tratamento de Efluente onde a rede coletora da concessionária não está disponível. Desta forma, todo o efluente é tratado antes de ser direcionado para o curso d’água mais próximo.

O objetivo do tratamento do esgoto é remover os poluentes da água previamente usada pela população, de forma a devolvê-la aos corpos hídricos em boas condições e de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.

Para tanto, foram criadas as ETEs, ou Estações de Tratamento de Esgoto. Nesses locais, o esgoto passa por diversos processos, químicos, físicos e/ou biológicos, que garantem a retirada dos poluentes de forma eficaz.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Todas as lojas estão preparadas para praticar o manejo adequado do resíduo sólido gerado, desde a segregação, acondicionamento, transporte até a sua destinação final. Uma quantidade significativa dos resíduos é reciclável, deixando de serem enviados a aterros sanitários. 

Toda movimentação dos resíduos é controlada pelo órgão ambiental através da emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR e Certificado de Destinação Final – CDF.

SISTEMA ALTERNATIVO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O Grupo Bahamas incentiva a captação através de poços para distribuição de água potável nas lojas. Essa ação reduz o consumo de água oferecido pela concessionária local. Nos períodos de estiagem, e consequente possibilidade de falta de água, esse volume economizado pode ser aproveitado por diversas famílias, são atualmente 28 poços em funcionamento e nove em processo de instalação de equipamentos todos eles possuem outorgas para captação.

O tratamento da água tem por objetivo condicionar as características da água bruta, isto é, da água como encontrada na natureza, a fim de atender de médio à qualidade necessária a um determinado uso. 

As seguintes etapas são seguidas:

Captação; Adução; Coagulação; Floculação; Decantação; Filtragem; Pós-alcalinização; desinfecção e fluoração; Preservação.

REFLORESTAMENTO

O Centro de Distribuição do Bahamas Zona da Mata conta com uma reserva legal, onde já foram plantadas milhares de mudas. O intuito é promover o reflorestamento de uma área de 7.4312 hectares.

Objetivos do Reflorestamento:

  • Diminuição de CO2;
  • Conservação da biodiversidade;
  • Proteção da fauna, flora e bacias hidrográficas;
  • Redução da poluição;
  • Diminuição das mudanças climáticas;
  • Controle de erosões e deslizamentos.
Escolha de fornecedores

Todos os fornecedores do Grupo Bahamas precisam compactuar com as boas práticas de proteção ambiental. Antes de se associar ao Bahamas, o fornecedor deve apresentar uma lista de, como licença ambiental, inscrição no sistema MTR da FEAM, inscrição no CTF/IBAMA, entre outros.

CONSUMO CONSCIENTE DE SACOLAS

O Grupo Bahamas une esforços para reduzir o consumo de sacolas plásticas e incentivar meios alternativos de transporte das mercadorias por parte dos seus consumidores. Após uma consultoria especializada, grandes resultados foram obtidos já no ano de 2022. Entre eles:

  • Melhoria de exposição das sacolas retornáveis para venda;
  • Reformulação do Treinamento dos Caixa-Operadores/Operadores de Loja no empacotamento das compras;
  • Envio controlado das sacolas para as Lojas;
  • Envolvimento de todos os Departamentos ligados à otimização de Sacolas;
  • Maior utilização da sacola pequena;
  • Disponibilização ao cliente de caixas de papelão para empacotamento.

ECOPONTOS

As lojas do Grupo Bahamas são equipadas com espaços para a destinação de lixos recicláveis, posteriormente doados para entidades parceiras. Entre os materiais que podem ser doados estão o vidro, o papelão, os anéis de lacres e tampinhas de garrafas. Também há espaços para a coleta de óleo usado.

No caso dos vidros, o processo de preparação se dá através de esteira de triagem, operada por colaboradores, que segregam partes de rótulos de papel ou plástico, sacolas que acondicionam os vidros, caixas de papelão, anéis de lacre, tampinhas, rolhas dentre outros materiais que venham compor as embalagens de vidro. 

Há também automação magnética que retira através de imã as frações ferrosas, peneiramento para classificar o tamanho do caco e também filtros de sucção de pó / poeiras produzidas pela moagem com sistema de exaustão. No término deste processo, o vidro volta a ser matéria prima pura para que seja derretido em fornos e novamente produza uma nova embalagem fazendo jus a logística reversa prevista na Lei 12.305 de 2010

Confira nossos parceiros:

  • Aban (Associação dos Amigos): coleta de óleo usado em todas as lojas de Juiz de Fora e Região (exceto Além Paraíba);
  • Arca (Associação de recicladores e catadores autônomos): coleta de óleo usado em 18 unidades do Grupo Bahamas no Triângulo Mineiro;
  • Ciclo STR: coleta de vidros em todas as lojas de Juiz de Fora.